O Egito se formou através de uma série de assentamentos ao longo do vale do rio Nilo. Estes assentamentos acabaram se transformando em dois reinos: Alto e Baixo Egito. Entre os anos 3.100 e 2.700 a.C. os dois reinos estavam sob o poder de um só rei, cujo palácio era em Heliópolis, atual Cairo. Estes reis egípicios consideravam-se deuses vivos, e que um dia iriam deixar a terra e se juntar aos outros deuses, particularmente ao deus do sol, Ra. Para estarem preparados para a vida após a morte, eles construiam suas túmulos estrategicamente entre a margem do rio Nilo e o horizonte ao oeste, onde o sol desaparecia todas as noites. No princípio estes túmulos eram verdadeiros palácios, com salas públicas e quartos. Ao redor haviam túmulos menores para os cortesões, que continuariam a servir o Faraó quando eles também, tivessem morrido. Mas no período depois de 2.700 a.C. o Rei Zoser construiu a primeira pirâmide de degraus em Saqqara ao sul de Gisé. Talvez esta primeira pirâmide de degraus representasse, literalmente, uma escada para o céu. Os reis seguintes desenvolveram as pirâmides de faces lisas que Quéops, Quéfren e Miquerinos são exemplos grandiosos. Esta era da construção de pirâmides, aconteceu durante todo o Antigo Império (c. 2.700 - 2.200 a.C.), e a Grande Pirâmide foi provavelmente completada c. 2.500 a.C. Até os dias de hoje não se sabe com certeza qual era a finalidade da Grande Pirâmide, já que o sarcófago do Faraó Quéops foi encontrado vazio. A Grande Pirâmide foi considerada uma das Sete Maravilhas da Antiguidade e a única que sobrevive até os dias de hoje.
28 de mai. de 2010
21 de mai. de 2010
Stonehenge
O que resta hoje de Stonehenge é somente uma sombra do que provavelmente foi em seus dias de glória. Sua forma original pode apenas ser imaginada, pois mais da metade das pedras estão caídas, sumidas ou enterradas sob a grama. Sua construção levou 1.500 anos em três diferentes fases, tendo sido finalizada há 4.000 anos, ou seja, no período Neolítico da Pré-História.
Stonehenge fica no sul da Inglaterra, próximo a Londres de onde partem excursões diárias.
17 de mai. de 2010
Escultura no Paleolítico

Vênus de Willendorf.
Datada de aprox. 24 mil anos atrás, mede 11cm, foi encontrada em 1908 perto de Willendorf, na Áustria.
Nota-se ausência de detalhes no rosto, a cabeça como prolongamento do pescoço, seios volumosos e nádegas grandes. Recebeu o nome de Vênus (deusa do amor para os Romanos)porque em várias épocas, artistas a representavam como uma mulher nua e "bela".
Datada de aprox. 24 mil anos atrás, mede 11cm, foi encontrada em 1908 perto de Willendorf, na Áustria.
Nota-se ausência de detalhes no rosto, a cabeça como prolongamento do pescoço, seios volumosos e nádegas grandes. Recebeu o nome de Vênus (deusa do amor para os Romanos)porque em várias épocas, artistas a representavam como uma mulher nua e "bela".
14 de mai. de 2010
Neolítico
Encontrei este vídeo na Web que achei bem interessante, pois faz um bom resumo do período Neolítico.
Quest for Fire - trailer(1981)
O filme dá um boa visão sobre o período Paleolítico (10.000 a 3.000 a.C.), mostrando a diferença de conhecimento entre as três tribos abordadas. Pode-se observar que a evolução da raça humana não se deu em tempo igual para todas elas. Apesar da linguagem verbal não estar totalmente desenvolvida, consegue-se ter total entendimento através da linguagem corporal. O cenário é magnífico (Kenia), com excelente fotografia, som e iluminação.
Início
Recentemente iniciei o curso de História da Arte na Escola de Artes Fritz Alt da Casa da Cultura. Estou adorando e assim procurando ler o máximo que posso sobre o assunto. Achei que seria legal criar um blog para fazer meus relatórios de aprendizado e incluir tudo mais que eu achar interessante. Espero que quem o leia, aprecie tanto quanto eu.
Assinar:
Postagens (Atom)